PROJETOS EM DESTAQUE
PROJETOS EM DESTAQUE
NOVO HEMORGS
O Hemocentro Coordenador da Rede de Sangue do Estado do Rio Grande do Sul - HEMORGS é o responsável pela área de Sangue e Hemocomponentes da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - FEPPS, ligada à Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), estando localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722 - Bairro Partenon - Porto Alegre-RS.
O HEMORGS é uma instituição pública que coleta, processa, qualifica e distribui sangue, hemocomponentes e hemoderivados (através de sua Clínica de Hematologia) para cerca de 50 hospitais conveniados e pacientes hemofílicos, em Porto Alegre, na Grande Porto Alegre e no Interior, além de desenvolver atividades de ensino, treinamento, pesquisa e assistência.
O projeto do NOVO HEMORGS possui área de mais de 3.700m2, com espaços para a doação, coleta, processamento, análise laboratorial, armazenagem e distribuição de sangue e hemocomponentes. Os setores estão distribuídos em 04 blocos com dois pavimentos, ligados por uma passarela central. A área de processamento inclui laboratório de última geração, incluindo testes NAT, Sorologia e Teste de Compatibilidade, dentre outros.
O projeto do Novo Hemocentro do Rio Grande do Sul - HEMORGS foi realizado como parte do projeto "Hemorrede Sustentável", promovido pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde - CGSH e realizado em parceria com a Universidade de Brasília por meio do Laboratório de Sustentabilidade - LASUS/FAU, que foi o responsável pelos estudos iniciais.
Cettro Pettit
O Cettro Petit é a unidade pediátrica do Centro de Câncer de Brasília, sendo o resultado da associação de dois serviços de saúde de destacada atuação: o Cettro e o Instituto Pediátrico de Hematologia e Oncologia (Ipho). De um lado, uma completa estrutura multidisciplinar e de gestão. Do outro um corpo clínico de referência. E no centro de tudo uma assistência aos pequenos pacientes e suas famílias.
O projeto desta unidade surgiu a partir da necessidade do Cettro em ter um espaço dedicado aos pacientes da oncologia pediátrica, garantindo segurança e conforto para pacientes e familiares. Localizado no Edifício de Clínicas, mesmo local da primeira unidade do Cettro, a clínica conta com uma ambientação própria para esta faixa etária, tendo sido escolhido o tema do Pequeno Príncipe, com uma identidade visual desenvolvida em parceria com uma agência de publicidade.
A clínica possui espaços de acolhimento, espera, brinquedoteca (área de atividades), dois consultórios e uma área de tratamento de quimioterapia com 5 poltronas, além de ambientes de apoio técnico e logístico.
O piso é um dos destaques do projeto, com um desenho orgânico e utilização de manta vinílica da Tarkett. As cores e detalhes do piso, bem como o projeto de iluminação, foram desenvolvidos com base em estudos do design baseado em evidências (EBD) e foram pensados para propiciar um ambiente lúdico, acolhedor e terapêutico.
Casa Araçá - Brasília. 2023.
Nesta reforma e ampliação de uma residência unifamiliar, com área de 350m2, o cliente desejava duplicar o tamanho da casa de final de semana para utilizá-la como residência principal. O projeto deveria integrar a nova ala à casa existente, feita de eucalipto.
O partido arquitetônico buscou então a total integração com a arquitetura original, tanto na forma quanto na escolha dos materiais, mantendo a permeabilidade e valorizando a integração visual com o belo entorno natural.
O projeto previu o uso de madeira de reflorestamento, vidro, concreto aparente na ligação entre as duas metades e piso de cerâmica artesanal. O problema do conforto térmico, que era deficiente no projeto original, foi resolvido com a substituição do telhado existente e a execução do novo com telhas termo-acústicas (Kingspan ISOESTE). O projeto adotou ainda esquadrias automatizadas para controle solar, sistema de abastecimento de água quente com aquecimento solar, pintura com terra, dentre outras soluções sustentáveis.
Os serviços prestados ao cliente incluíram desde a elaboração dos estudos iniciais, com estimativa de custos e prazos, passando pela elaboração do projeto executivo de arquitetura, detalhamento executivo, aprovação no condomínio e nos diversos órgãos competentes, obtenção do alvará de construção e finalizando com a administração da obra até sua conclusão total e obtenção da carta de "habite-se".
Centro Nacional de Referência em Tuberculose
Este projeto está localizado em São Tomé e Príncipe (África) e foi elaborado como parte de uma cooperação técnica denominada Apoio ao Programa de Luta contra a Tuberculose em São Tomé e Príncipe (BRA/04/044/A445) celebrado entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o governo daquele país.
Trata-se de um centro de referência para controle da tuberculose, com um laboratório NB3 completo, para testagem e identificação do bacilo da TB, além de áreas para treinamento de agentes e orientações ao público.
O laboratório possui uma Sala de Cultura e Teste de Sensibilidade bem dimensionada, contando com pressão positiva, e munido de Cabines de Segurança Biológica (CSB) e dá acesso a uma Micoteca, aonde são armazenadas coletadas para estudos em freezers duplos. As bancadas são bem dimensionadas, e são feitas em granito e em aço inox.
Além da Sala de Cultura, o laboratório dispõe de salas de Autoclavação, Lavagem e Esterilização de material, Salas de Preparo de Meios e Baciloscopia, ambientes de apoio, tais como depósito de reagentes, de material de limpeza e uma pequena copa, além de vestiários de funcionários, providos de armários (lockers) para guarda de pertences. Na parte externa à edificação, foram localizados os abrigos de resíduos, abrigo do gerador e central de gás (GLP).
Centro de Câncer de Brasília - Cettro Asa Norte
Esta clínica presta serviço de oncologia para pacientes adultos. Primeira unidade do grupo, ocupa um pavimento inteiro do Edifício de Clínicas (Asa Norte, Brasilia) e hoje em dia faz parte do Grupo Oncoclínicas, que oferece uma abordagem integrada para o tratamento do câncer, envolvendo equipes multidisciplinares de profissionais de saúde, como oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radioterapeutas, hematologistas, entre outros.
O espaço, localizado no último andar do edifício, proporcionou o aproveitamento completo do espaço, e em especial da luz natural abundante, com a utilização de aberturas zenitais na laje da cobertura e das vistas para a cidade. Foram criados espaços para tratamento de quimioterapia coletivo e indivual (em boxes e suítes), sendo que 100% deles possui luz natural e controle inidividual de ilumanação artificial.
Neste projeto foram adotados os conceitos de arquitetura biofílica (com a utilização de plantas naturais nos locais permitidos) e design baseado em evidências (exemplificado pela a disponibilização de controles individuais, espaço para acompanhantes, obras de arte, etc).
A clínica possui 06 consultórios, sala de exames, sala de emergência, apoio técnico e logístico, além desua própria farmácia de manipulação de quimioterápicos com dua cabinas de fluxo laminar (CSB II B2).
Clique no botão abaixo para nos enviar uma mensagem via formulário online
Ou, se preferir, envie um email ou whatsapp para os contatos no rodapé desta página.